sábado, 4 de outubro de 2014

2 - Diferenças Básicas entre Esquerda e Direita

Este quadro pode te ajudar a ver se você é de direita ou de esquerda. Tudo vai depender das ideias que você concorda.


direita-esquerda


Dicas e Apontamentos

A tabela não diz respeito à esquerdistas e direitistas, mas sim à esquerda e a direita como posicionamentos políticos. Há diferença nisso? Há sim. Nem todo direitista irá concordar com todos os pensamentos de direita e nem todo o esquerdista irá concordar com todos os pensamentos de esquerda. O que vai definir se uma pessoa, partido, ideologia ou governo é de esquerda ou direita é o quanto de ideias de cada lado do espectro é defendido. Por exemplo, se defendo 45 ideias de direita, e só 5 de esquerda, é evidente que sou de direita.

2) Embora seja composta por apenas dois polos antagônicos, esta tabela serve perfeitamente para nos indicar se uma pessoa, partido, ideologia ou governo é de centro, centro-esquerda ou centro-direita. Afinal, pode-se ficar entre os dois polos, não sendo nem de um, nem de outro, mas ficando mais ou menos no meio.

3) Podemos usar as seguintes regras para as definições:
- De 50 a 36 ideias de direita = o objeto estudado é de direita.
- De 35 a 29 ideias de direita = o objeto é de centro-direita.
- De 28 a 22 ideias de direita = o objeto é de centro.
- De 21 a 15 ideias de direita = o objeto é de centro-esquerda.
- De 14 a 0 ideias de direita = o objeto é de esquerda.

P.S.: A doutrina anarquista, tanto de extrema-esquerda como o de extrema direita (o chamado Anarco-Capitalismo) não se enquadram nessa tabela, que leva em conta apenas as ideias pautadas em regime que se dá no interior de um Estado. Como o anarquismo é a negação do Estado, o enquadramento aqui não é viável.

4) As regras acima não são inflexíveis, pois em alguns casos será necessário levar em conta a relevância de determinado pensamento para um polo. Por exemplo, imagine que uma pessoa tenha 30 ideias de esquerda, sendo classificada como centro-esquerda. Mas como ela defende alguns pensamentos muito relevantes para a esquerda, como a hostilidade à propriedade privada, um governo antiliberal e o radicalismo, ela pode ser classificada como esquerdista.

5) Evidentemente a tabela não esgota o número de ideias de cada polo. A intenção é selecionar os pensamentos mais importantes de cada lado para montar um panorama geral.

Fonte da tabela: Direitas Já.


Nenhum comentário:

Postar um comentário